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Descontos, um dos sabotadores do lucro.

Atualizado: 19 de jul.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.


Após as explicações do Mr. D sobre todo o trabalho de estruturação dos indicadores e aprimoramento da qualidade das informações, a segunda reunião de resultados da INCREMENTO S/A entrou definitivamente no seu principal objetivo: analisar os indicadores de lucratividade e caixa do mês.

  

- Mr. D, com um sorriso discreto, liga a tela e aciona o aplicativo onde está o conjunto de indicadores e começa a explicar os números: Sr. Erning vamos começar pela “linha das entradas”, o faturamento. O primeiro indicador que nos dá um sinal de alerta, é o percentual de descontos. Identificamos que está acima do esperado. Isso significa que, ao revisarmos nossas políticas de descontos, podemos aumentar nossos resultados sem necessariamente aumentar o volume de vendas.

  

- Sr. E, atento, faz uma anotação rápida em seu caderno e faz uma consideração: Uma vez alguém me disse que desconto é o suborno que temos que dar para os clientes comprarem da nossa empresa. Portanto, precisamos entender se os nossos diferenciais não estão mais sendo valorizados pelos nossos clientes.

  

- Mr. D complementa: Mas também pode ser que a nossa equipe comercial não esteja conseguindo demonstrar o quanto fazemos diferença na vida de cada cliente. E, Sr. E, pode ser que estejamos atendendo clientes fora do nosso foco, que não estão interessados naquilo que só nós somos capazes de oferecer.

  

- Sr. E conclui: Denarius deixa comigo, eu vou investigar o que está acontecendo e, em colaboração com a Sra. Vendita (líder do comercial), provavelmente terei que criar um plano de ação para cuidar dessa questão. Na próxima reunião trago notícias.

  

Ter um foco bem definido é essencial para atrair clientes que realmente valorizam as experiências que a empresa já proporciona ou que é capaz de desenvolver as competências necessárias. Isso não apenas garante que os preços cobrados pela empresa não sejam questionados, mas também atrai clientes dispostos a pagar por valor, não apenas por produtos ou serviços.

No entanto, para garantir que as experienciais sejam sempre valorizadas, é crucial manter uma proximidade constante com os clientes, acompanhando de perto seus desejos e necessidades, uma vez que os hábitos e comportamentos de consumo estão constantemente se transformando.

 - Com um pouco de receio de qual será a reação, Mr. D toma coragem e sugere ao Sr. E: Sr. Que tal convidarmos a Sra. V para nossa próxima reunião? Acredito que a visão e o conhecimento que ela tem de mercado, podem enriquecer muito as nossas discussões. O que o senhor acha?

  

- Sr. E com um semblante tranquilo reponde: Que ótima ideia, Mr. D. Imagino que você deve estar pensando que eu tenho algumas preocupações em compartilhar números tão estratégicos da INCREMENTO S/A. E você está certo. No entanto, entendo que a Sra. V já possui maturidade suficiente para lidar com esses indicadores. E, sim, tenho convicção de que será bastante enriquecedor.

  

Compartilhar índices financeiros com mais pessoas pode trazer grandes benefícios para os resultados das empresas. Isso ocorre porque, embora a realidade seja única, as decisões são tomadas com base nas interpretações. Portanto, quanto mais visões houver, maior será a probabilidade de uma interpretação mais eficaz.

 

Além disto, as decisões também tendem a ser mais assertivas quando todas as áreas da empresa estão representadas. Isso garante que diferentes perspectivas e conhecimentos sejam considerados, resultando em estratégias mais bem fundamentadas e alinhadas.

 

No entanto, é crucial que as pessoas envolvidas tenham maturidade e sejam adequadamente preparadas para lidar com números tão estratégicos. Isso envolve desenvolver uma compreensão da confidencialidade dos dados, a capacidade de análise e interpretação dos índices e o comprometimento com o uso responsável das informações.

  

- Sr. E continua: Mr. D, estou muito animado com o trabalho que você vem fazendo. Eu percebo que você vem se desenvolvendo nessa área com o apoio dos consultores.


 - Mr. D responde: Verdade. Eu sinto que eles me deixam seguro para cuidar dos números, transferem conhecimento e me dão tranquilidade quanto à qualidade das informações.


 - Sr. E completa: Conduzir a empresa utilizando indicadores para tomar decisões torna tudo muito mais fácil. Acredito que ficará ainda mais interessante quando convidarmos outras pessoas para nossas reuniões de resultados.


 - Mr. D animadamente comenta: Outras pessoas, além da Sra. V? Quero ouvir mais sobre isto. Mas, vamos fazer um intervalo.

 

 

 

Marcelo Simões Souza


 




 

 

 


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