Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Na INCREMENTAL, fruto de um aprendizado com a METANÓIA, que são nossos fornecedores em conhecimentos, filosofia e cultura empresarial, utilizamos e defendemos que o “manual de regras e procedimentos” das empresas deve ser os Alicerces.
Entendemos por Alicerces a Trama que envolve os verbos (razão da existência do negócio), os valores, as competências, o foco, os diferenciais; e culmina com o propósito.
Agora, muitos devem perguntar: como isto se relaciona com a geração de lucro e caixa da empresa? É simples, e vou explicar porque.
Negócios são constituídos de pessoas servindo pessoas. E, quando é que estes últimos, os clientes, estão dispostos a transferir parte das suas riquezas econômicas para uma empresa? Quando entendem que esta, de alguma forma, faz diferença na vida deles. E, o que é preciso para que isto aconteça? Um dos principais fatores, é que aquelas primeiras pessoas, os colaboradores, entendam que, servir os clientes das empresas que trabalham, também faz diferença nas suas vidas.
E é exatamente aí que entram os verbos, ou seja, aquilo que determina porque a empresa existe. Ao defini-los fica claro para o mercado as intenções da empresa. Desta forma irá atrair clientes que estão buscando e topam pagar o preço justo que os benefícios destas intenções trarão para suas vidas.
Na Incremental, definimos no final de 2017 que as nossas intenções são: inspirar, humanizar e desenvolver. Isto ajuda às empresas que estiverem procurando contribuição com a gestão de números, indicadores e resultados, nos escolher ou não para um trabalho como este. Os negócios que estiverem em busca de um trabalho financeiro estritamente técnico provavelmente não nos procurarão.
Da mesma forma essa definição auxiliará a atrair colaboradores com vontades parecidas. O que faz com que aumente muito as chances de ter pessoas comprometidas, um dos principais ingredientes para se desenvolver a cultura de resultados e ter gente sempre pensando em modos de ampliar lucro e caixa.
Pode-se dizer que os valores têm um papel semelhante. No mesmo momento no final do ano, aproveitamos para também revisá-los e chegamos a: inventividade, “compromento”, assertividade, oba! e empatia. Portanto, a tendência é que a Incremental seja procurada por empresas e colaboradores que valorizem criatividade, alegria, compromisso etc. Deixa só eu “fazer um parêntese”, entendo que quando um cliente valoriza, dentre outras coisas, aceita pagar os preços cobrados.
O foco também tem um efeito parecido com os citados acima, já que ajuda o cliente se identificar ou não com aquilo que a empresa decidiu para quem quer agregar valor. Mas, além disto apoia na definição dos diferenciais, que por sua vez é a descrição daquilo que o negócio vai materializar para fazer a diferença na vida dos clientes. E, os diferenciais tem fundamental papel na definição das competências necessárias para entrega-los.
Isto tudo ajuda a não desperdiçar tempo e dinheiro naquilo que não vai trazer resultados. Assim não visitamos clientes fora do foco, não contratamos colaboradores desalinhados etc.
Marcelo Simões Souza
Commenti